Durante a Expoleite 2017, que ocorreu de 26 a 29 de julho, em Arapoti, a Capal lançou o Prêmio Leite de Qualidade Capal.
O objetivo do premio é reconhecer e homenagear os produtores que alcançam os melhores níveis de qualidade do leite nas suas propriedades.
“Sabemos que os desafios são muitos, mas com a correta aplicação das boas práticas de manejo é possível garantir e manter a qualidade do leite”, afirma o veterinário da cooperativa, Lauro Braga.
Os produtores de leite de Santana do Itararé, Dairton de Souza e José Milton da Silva foram premiados.
O produtor Dairton de Souza ficou em primeiro lugar na categoria de 501 a 1000 litros/dia.
Já o produtor José Milton da Silva ficou com o terceiro lugar na categoria 1001 a 3.000 litros/dia.
A família do produtor Dairton, produz leite a pouco mais de 3 anos no sistema a pasto rotacionado, com 30 vacas em lactação (jersey-holandesas) com uma produção média de 25 litros por animal/dia.
A família Silva, do produtor José Milton, também utiliza o sistema de produção de leite a pasto, com 82 vacas (Jersey-Holandesas) em lactação com uma produção média de 28,5 litros por animal/dia. A família Silva começou a trabalhar com leite há mais de 20 anos, mas o negócio não seguiu adiante. Até o dia (em 2004) que conheceram o produtor Nivaldo Michetti que apresentou técnicas adequadas de manejo que aumentariam a produtividade das vacas leiteiras, como o cocho trenó, o pastejo rotacionado e a adubação de cobertura. Tais novidades fizeram com que a família voltasse a trabalhar com leite, lembra José Milton.
Premiação
Foram premiados com troféu e certificado os três primeiros colocados de cada categoria. A entrega do “Prêmio Leite de Qualidade Capal” será feita durante a Expoleite 2017.
Categorias
As categorias foram divididas por capacidade de produção:
– Produção de até 500 litros/dia
– Produção de 501 a 1.000 litros/dia
– Produção de 1.001 a 3.000 litros/dia
– Produção de 3.001 a 6.000 litros/dia
– Produção acima de 6.001litros/dia
Fonte: Capal