A aluna Paola de Lima, formanda do Ensino Médio em 2011, participou do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em novembro de 2012 e, para sua surpresa, quando consultou seu boletim de desempenho, verificou que atingiu a pontuação máxima em todos as 5 competências avaliadas, totalizando 1000 pontos em redação, a pontuação máxima.
O tema da redação foi “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Muitos estudantes criticaram o tema por considerá-lo complexo. A maioria dos estudantes esperava temas relacionados a política e ao meio ambiente.
De acordo com matéria publicada no UOL, “O tema foi considerado inesperado e difícil pelos professores consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, que afirmaram ainda, que a complexidade poderia resultar em queda média do desempenho dos alunos.”
Não foi o caso de Paola que disse não ter tido dificuldade, pois além de ter conhecimento sobre o assunto, havia assistido um documentário sobre o tema uma semana antes da prova.
No ano de 2012 Paola estudou em casa, dedicando, aproximadamente, 3 horas diárias aos estudos. “Para uma redação que atenda as competências é necessário constantes leituras de clássicos da literatura e artigos científicos. Assistir documentários como os da BBC também é importante. O estudante deve estar sempre por dentro de assuntos sociais que são os mais requeridos pela banca”, diz Paola.
Paola, que tem o hábito de ler desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, sempre foi uma excelente aluna, muito dedicada aos estudos e comprometida não somente com as avaliações, mas sobretudo com o aprendizado.
De acordo com o Professor Ezequiel Espósito, que leciona Educação Física, a aluna sempre participou dos concursos de leitura que a escola promovia, desde o Ensino Fundamental, e sempre esteve entre os alunos premiados. Além de ler nos horários de aula, ela costumava ler enquanto esperava o transporte escolar. “Eu já esperava isso dela. Sempre acreditei em seu potencial”, finaliza Ezequiel.
Rosicleide Anhaia da Silva, Professora de Língua Portuguesa e Diretora Auxiliar, lembra que a aluna sempre foi muito dedicada na realização de todas as atividades e avaliações, tanto internas quanto as externas. “Uma aluna humilde e solidária com os colegas de sala de aula, que sempre buscava auxiliá-los em suas dúvidas com relação ao conteúdo”, complementa Rosicleide.
O excelente desempenho da aluna no ENEM facilitou seu ingresso no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande.
A redação do Enem é examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Na correção são avaliadas cinco competências:
– Domínio da Língua Portuguesa;
– Compreensão do tema proposto;
– Capacidade de selecionar e organizar ideias;
– Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
– Elaboração.
Apenas 1,1% dos 4,175 milhões de estudantes que realizaram o ENEM conseguiram pontuação igual ou superior a 900 pontos.
Fonte: Priscilla Malaquias de Paulo – Site: www.soxhumberto.seed.pr.gov.br