Localização
O município está localizado no segundo Planalto Paranaense (Ponta Grossa), na região nordeste do estado, conhecida como Norte Pioneiro do Paraná e a 23º de latitude sul e 49º longitude oeste. Fica a 09 Km da divisa entre os Estados do PR/SP, a 320 Km de Curitiba, a 220 Km de Ponta Grossa, a 230 Km de Londrina e a 367 km de São Paulo (capital).
Ver mapa ampliadoMunicípios limites
São José da Boa Vista (PR), Wenceslau Brás (PR), Salto do Itararé (PR),Siqueira Campos (PR), Itaporanga(SP) e Riversul(SP).
Distâncias de Santana para:
LONDRINA – PR 240 kM
MARINGA – PR 310 KM
FOZ DE IGUAÇU – PR 720 KM
PONTA GROSSA – PR 210 KM
CURITIBA -PR 325 KM
PARANAGUA – PR 425 KM
MATÃO – SP 330 KM
SOROCABA – SP 275 KM
SÃO PAULO – SP 380 KM
SANTOS – SP 445 KM
População Total: 5.514 habitantes (Censo 2022)
Características geográficas
Possui uma área de 251 km², representando 0.1261% do estado, 0.0446% da região e 0.003% de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24º06’45” sul e a uma longitude 49º19’54” oeste, estando a uma altitude de 545 metros. Sua população estimada em 2007 era de 6.138 habitantes.
Hidrografia
Santana do Itararé, possui uma rede hidrográfica vasta e complexa, na qual todos os rios, ribeirões e riachos correm em direção ao Rio Itararé que é o rio que serve de divisa entre os estados do Paraná e São Paulo.
Clima
Subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22º graus C e a dos meses mais frios é inferior a 18º graus C.
Relevo
O município apresenta um relevo de forma onduloso com pequenas elevações. Com rochas de formação do período cambriano; o solo de Santana do Itararé é dividido em duas partes cerca de 40% do território é de solo vermelho originário da decomposição de rochas basálticas, o restante de terra branca.
Economia
O Município tem como base de sua economia a atividade agropecuária.
Agricultura
A atividade agrícola diversificou-se muito nas última décadas. Hoje, além do feijão e milho, cultiva-se trigo, soja, frutas (principalmente morango e maracujá), aveia e triticale.
Pecuária
Na pecuária destaque para o gado leiteiro, onde o município é referência nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades rurais, com a chamada vaca “hi-tec” que apresenta desempenho excepcional na região fruto do melhoramento genético do rebanho desenvolvido via PIA – Programa de Inseminação artificial (Programa premiado com o troféu Premio Gestor Publico Paraná 2016 – “A mudança que vem do leite”). O gado de corte também tem crescido muito nos últimos anos com a implantação de confinamentos para engorda.
Extração de Areia
O município destaca-se também na extração de areia do Rio Itararé.
Indústria
O município também tem crescido na área industrial. Hoje o parque industrial conta com Fábrica de Ração, Cerâmica (Tijolos e Telhas), Confecções (Costura de Jeans), Serrarias de Madeira de Reflorestamento e Indústrias de Polpas de Frutas...
.
.
SAIBA[+].
Clique aqui e conheça o perfil do Município – Dados IPARDES
Clique aqui e conheça o perfil do Município – Dados IBGE
.
.
.